terça-feira, 22 de julho de 2014

Todas as cores do mundo

“No fundo, não há ninguém que não tenha uma história. (...) A todos acontecem o amor, a noite, o silêncio; a todos acontece a traição das coisas belas e desejáveis”.

Esta não é uma história real, mas bem que poderia ser. O jovem escritor italiano Giovanni Montanaro deu vida a um pequeno período da vida do pintor holandês Vincent Van Gogh do qual se tem pouco registro. Van Gogh, que só começou a pintar depois de adulto e, pelo que consta, não pintou um único quadro até os 27 anos, é, sem dúvida, um personagem fascinante para falarmos de paixões e muitos outros sentimentos que sua arte traduz.

Escrito em primeira pessoa, em forma de carta, a narradora dessa comovente história é a Teresa Sem Sonhos, uma menina que nasceu no vilarejo de Gheel, na Bélgica, lugar que ficou conhecido como uma colônia para doentes mentais por acolher as pessoas que na época eram consideradas "loucas" com alguma aceitação, convivendo com os demais membros da comunidade sem ficarem presas. 

Em sua carta para Van Gogh, Teresa conta toda a história do povoado e também a sua história para o pintor, que provavelmente nunca viria a receber essa carta. Teresa era filha de uma mulher chamada Sem Sonhos, da qual herdou não só o nome, mas também o estigma, apesar de ser perfeitamente lúcida. Sem Sonhos, que perambulava pela cidade por não conseguir dormir com medo de que alguém a machucasse, fica grávida provavelmente por ter sofrido algum tipo de abuso, e vem a falecer durante o parto, em um dia de muita ventania. A criança é acolhida por uma das famílias da região e mais tarde Teresa Sem Sonhos e seus tutores concordam em diagnosticá-la como louca para que ela possa continuar morando com uma das famílias ricas da cidade de Gheel, que acolhiam pessoas com doenças psíquicas em troca de dinheiro do estado. Dessa forma, Teresa cresce trabalhando como lavadeira para essa família e um dia conhece Van Gogh, que em uma de suas muitas andanças solitárias e sem destino acaba por chegar até a casa da família Vanheim, que lhe oferece abrigo por uns dias. Teresa se apaixona perdidamente por Vincent, que tinha uma personalidade bem conturbada e até então escrevia muitas cartas e desenhava coisas que quase ninguém apreciava. É Teresa que lhe apresenta o que lhe faltava: as cores para representar o mundo. Não como uma cópia da realidade, mas como elas eram em sua mente. É ela quem lhe diz que ele será um pintor célebre no futuro. Essa é sem dúvida a parte mais bonita da história que Montanaro criou, a que mostra a arte como possibilidade de salvação para essas pessoas que estavam aprisionadas pelo que os outros julgavam que eram. O nascimento desse pintor que encontrou na arte uma forma de se expressar e de registrar suas recordações.

Mas o livro trata também de outras questões não tão belas. Os critérios absurdos usados para definir quem era ou não louco na época são chocantes. E os "tratamentos" em muitos casos causavam eram o que por fim, após muito sofrimento físico e psicológico, causavam a loucura nessas pessoas, julgadas apenas por serem diferentes, seja por sua personalidade, seja por sua sexualidade. O sofrimento de Teresa nos comove e nos faz refletir sobre as muitas vidas que certamente se perderam por conta da não aceitação da diferença e dos muitos abusos cometidos em nome da "ciência", de uma religião, ou uma possível "cura".

Todas as cores do mundo é uma história triste sobre um amor que não se realizou, que se perdeu pelos caminhos que os dois seguiram apesar de terem tanto em comum. Mas é bonito imaginar que foi por um amor tão inocente que um dos maiores pintores que conhecemos descobriu o seu talento e o seu destino.

Montanaro, Giovanni. Todas as cores do mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. 144 páginas. Tradução Joana Angélica d'Ávila Melo.

Para ler o primeiro capítulo do livro, clique aqui.

E como Van Gogh é um dos meus pintores preferidos ('os girassóis" é um dos quadros de que mais gosto), compartilho também o link para o Museu Van Gogh para aqueles que quiserem saber um pouco mais sobre sua biografia e também conhecer um pouquinho de suas obras, algumas delas são descritas no decorrer da história.





Nenhum comentário: