segunda-feira, 27 de abril de 2015

Pour mémoire

Pour mémoire

Não me toques
nesta lembrança.
Não perguntes a respeito
que viro mãe-leoa
ou pedra-lage lívida
ereta
na grama
muito bem-feita.
Estas são as faces da minha fúria.
Sob a janela molhada
passam guarda-chuvas
na horizontal,
como em Cherbourg,
mas não era este
o nome.
Saudade em pedaços,
estação de vidro.
Água.
As cartas
não mentem
jamais:
virá ver-te outra vez
um homem de outro continente.
Não me toques,
foi minha cortante resposta
sem palavras
que se digam
dentro do ouvido
num murmúrio.
E mais não quer saber
a outra, que sou eu,
do espelho em frente.
Ela instrui:
deixa a saudade em repouso
(em estação de águas)
tomando conta
desse objeto claro
e sem nome.

Ana Cristina César

CÉSAR, Ana Cristina. A teus pés. São Paulo: Editora Ática, 1998.

2 comentários:

Cecília Braga disse...

De muita beleza. beijo na alma.

Karla Thayse Mendes disse...

Que saudade que eu tava desse cantinho lindo! Andei meio sumida mas tô de volta, bom rever as lindezas daqui.

Beijo